Sejam bem-vindos ao EDUCAR.AÇÃO, esse blog, foi criado com o objetivo de auxiliar você estudante, tornando o aprendizado mais prazeroso, mais dinâmico, espero que gostem e postem suas opiniões.
Quando o Brasil era colônia de Portugal, desenvolveu uma atividade econômica de exploração do açúcar, proveniente da lavoura canavieira, que necessitava de braços para de desenvolver. Os colonizadores europeus escravizaram os índios e também foram buscar na África os negros para trabalharem nas atividades que aqui se desenvolviam.
O tráfico negreiro foi bastante lucrativo e trouxe riquezas para a coroa portuguesa e para as pessoas que praticavam esse comércio.
Os negor foram ultilizados no Brasil, na condição de escravos, foram vendidos a senhores e submetidos a humilhações, castigos e maus-tratos.
Eles fizeram a riqueza do Brasil: cultivaram a cana, produziram o açúcar, garimparam e lavraram o ouro das minas, plantaram e colheram café e algodão...eram " as mãos e os pés dos seus senhores.
No Ceará, os negros e índios escravizados, trabalharam na lavoura de subsistência, na pecuária e nos afazeres domésticos.
Os escravos lutaram pelo fim da escravidão, podemos citar ZUMBI DOS PALMARES, líder do maior quilombo da nossa história.Sendo assim não podemos dizer que a ABOLIÇÃO da escravidão no dia 13 de maio de 1888, foi um ato de benevolência da princesa Isabel e dos abolicionistas, pois desde o princípio nosso "escravos" lutavam para essa conquista, conquista DELES.
No Ceará, foram organizadas várias associações e sociedades libertadoras.A imprensa teve papel muito importante. Em 1881, foi fundado em Fortaleza o JORNAL LIBERTADOR que desempenhou papel de destaque na campanha abolicionista.
Podemos citar a participação do nosso jangadeiro FRANCISCO JOSÉ DO NASCIMENTO, mais conhecido como CHICO DA MATILDE, patrono do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura do Ceará.
"Ceará 1881. Cerca de 1500 pessoas aglomeram-se no porto de Fortaleza.No mar, avista-se ao longe u cargueiro, o "Pará".E nenhuma vela de jangada: todas estavam nas areias da praia do Mucuripe.Os donos das jangadas ouvem o discurso inflamado do mais popular dos jangadeiros, o mestiço Francisco Nascimento, o Chico da Matilde. Ele tenta convencer seus companheiros a não transportar escravos em suas jangadas até o "Pará", que faz o tráfego para as províncias do Sudeste.
- Nossas jangadas devem carregar os peixes do mar, fruto do nosso trabalho, e não irmãos acorrentados!
- No porto do Ceará ão se embarcam mais escravos! - repetiu o povo. E assim foi feito.Viva Chico Nascimento, o "DRAGÃO DO MAR".
Fonte ALENCAR, chico e outros.Brasil vivo: uma nova história de nossa gente (Vol I)P.156.
Em 1884 a escravidão foi abolida no estado do Ceará.
Passamos mais de cem anos da abolição do trabalho escravo no Brasil, o negro ainda luta pelo direito ao trabalho, á moradia, á educação, a saúde, ao lazer, á cultura, enfim, pelo direito á cidadania, como grande maioria dos brasileiros mais pobres.Os negros ainda enfrentam preconceito e discriminação a escola, no emprego, etc.
Ta na hora de mudar essa realidade vocês não acham?
HERANÇA DA CULTURA AFRICANA
O negro está na formação da própria alma brasileira.Na música, por exemplo, há influência predominante dos escravos trazidos da ÁFRICA, principalmente no que se refere ao ritmo, onde a marcação é geralmente feita por atabaques ou tambores.Além deles , são instrumentos de origem africana a cuíca, o berimbau, o agogô, a cabaça ou chocalho e amarimba.
As músicas e danças africanas são conhecidas de um modo geral, como batuques ou samba. Elas recebem, poré, nomes diversos, conforme a região do País. Com relação ás danças, as de maior expressão são o carimbó, da região Ilha de marajó e Pará; o lundu, existente na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro.; o coco, do Sertão de Alagoas; e o jongo, dançado em regiões cafeeiras.Umas das danças de maior tradição africana é a congada, um auto popular que homenageia os santos protetores dos negros, principalmente São Benedito. A congada existe em praticamente todo o País.
O samba brasileiro teve origem no batuque africano, um ritual de sapateado e palmas, executado ao som de cantigas e acompanhado geralmente de tambor, viola e pandeiro.
Com relação á influência africana na música e dança brasileira, merece registrar também a capoeira, dançada ao som de berimbau, que tem origem angolana e é difundida principalmente na Bahia e Rio de Janeiro.No período da colônia e império, a capoeira era considerada uma forma de rebeldia dos negros e sua prática proibida pelas autoridades.
A cultura brasileira também recebeu influência africana na medicina popular, com a cura de doenças através da invocação de deuses e espíritos mortos, benzeções e uso de ervas. A figura do preto benzedor subsiste no meio rural e na periferia dos grandes centros urbanos.
Ingredientes de origem africana também fazem parte do cotidiano da cozinha brasileira, que assimilou principalmente temperos, como a pimenta e o azeite de dendê.Os partos africanos são mais comuns na Bahia, onde a cocada, o acarajé, o vatapá e o caruru acabaram virando símbolo de tradição daquele estado.
Na literatura, principalmente oral, as lendas que os negros nos trouxeram da África, influenciam toda uma vasta produção de nossos melhores escritores. Na verdade, sem a contribuição do negro e do índio, nosso folclore seria muito pobre.
Ainda se pode dizer, sem medo de errar, que a própria língua que hoje usamos, para comunicar nossos mais profundos sentimentos e aspirações, não seria tão doce, se não tivesse enxertada de vocábulos negros, assim como os outros tantos de origens indígenas.
A cultura africana está, pois, na música, na religião, na ciência, no folclore, nos costumes, nos hábitos e na formação da própria língua brasileira.
Fonte: FERREIRA, moacyr Costa;Suplemneto Literário do Jornal Minhas Gerais.Maio, 1988.
Com bases nos textos acima, agora é hora de você interagir em nosso Blog:
1) Pesquise a net, jornais, revistas, sobre o modo de vida das comunidades negras existentes no Ceará; onde se localizam, como vivem, que problemas enfrentam?
2) Você conhece danças, ritmos musicais e festas que tiveram sua origem nos costumes africanos? Quais?
3) Deixe registrado em nosso blog, dicas de temas que você gostaria que nos abordasse-mos,envie um e-mail, e não esqueça de nos adicionar no orkut e no twitter, nossos endereços são:
E-mail: educar.acao@gmail.com
ORKUT: EDUCAR. AÇÃO > http://www.orkut.com.br/Main#Home <
Twitter: http://www.twitter.com/educar_acao
Um abraço,
Patrícia Souza



Nenhum comentário:
Postar um comentário